O servir
Pouco antes de entrar no Bar do Cofre no final de 2022, comprei um livro em um sebo perto de casa. Achei o título bem interessante: Como se tornar um líder servidor.
Não pensava em ser líder, e não gostava da palavra SERVIR ou SERVIÇO, sentia que tinha uma conotação de menosprezo, algo assim. Acho que por isso o livro me chamou atenção, não tinha visto essa palavra em nenhum outro, então quis entender porque alguém estava escrevendo sobre isso e oque tinha a dizer sobre o assunto.
Basicamente fala em ter um olhar humanizado com as pessoas que estão a sua volta e como isso pode ser viável para criar boas relações. Sabe aquela coisa de que hospitalidade começa dento do bar? Segue esse raciocínio.
Depois dessa leitura que fiz pela metade, (deixei o livro em algum lugar que não lembro) porém que li o suficiente para entender a palavra em sua essência, que me ajudou com as minhas relações interpessoais e profissionais.
Primeiro aprendi que ser líder e ser chefe, são coisas diferentes. Você não precisa ser promovido a chefe para agir como um líder, inclusive todos podem. São mudanças de comportamentos aplicadas no dia-a dia que o tornam melhor, como pessoa e como profissional e assim te fazem um líder.
Tenho então evitado usar então a palavra trabalho para me referir ao que faço, nunca gostei do termo por soar muito agressivo, ainda mais depois que fui em busca do significado.
Ela vem do latim e está relacionada a um instrumento de tortura chamado tripalium. Esse termo era formado pela junção de “tri”, que significa “três”, e “palum”, que se traduz como “madeira”. O tripalium consistia em três estacas de madeira afiadas e era utilizado para torturar pessoas em tempos remotos na Europa.
Falo agora ainda com mais propriedade que nada pode ser de fato um “trabalho”. Servir, ou meu servir. Prefiro assim.
Formas de servir dentro do bar
Não apoie só bartender famoso, enalteça e valorize o trabalho de quem está começando ou colega de trabalho que está no corre também!
Cuide de quem trabalha com você! Seja gentil e empático :)
Seja o exemplo que gostaria de ter.
Pra atualizar e inspirar
Essa forma de conteúdo para compartilhar receitas de coquetéis achei interessante.
Descobri que um cara chamado Robert Simonson escreve também nessa mesma plataforma. Pesquisando descobri alguns livros de coquetelaria que ele escreveu!
Assisti o filme The Tender Bar. Uma trama que envolve bar, escrita e carreira! Uma das frases que me marcou: “Para ser um escritor não precisa de diploma, você diz que é um, porém precisa provar! “
(Disponível na Prime Vídeo)